quarta-feira, 1 de junho de 2011

IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Olá pessoal,


Quero falar de um assunto muito mais empolgante agora. Semana passada estive no Fórum de Sustentabilidade.
Evento fino e tudo de bom. Adorei e aprendi um monte de coisas. Fiz até um texto contando um pouco do que aconteceu por lá olhem só:


Belo Horizonte / 26 e 27 de maio de 2011

Neste ano o Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade abordou um assunto essencial no presente e no futuro: a educação. Baseado nos princípios da Carta da Terra o evento discutiu o futuro da educação e a educação do futuro. Tivemos a oportunidade de refletir e tentar buscar soluções de todos os setores da sociedade na construção de um mundo melhor. Como é possível aliar o desenvolvimento econômico, social e ambiental preservando a nossa fonte de vida maior: o Planeta Terra?

A educação tem um papel primordial no desenvolvimento da consciência das pessoas. E essa educação deve ser encarada de uma forma mais ampla. Amplitude no sentido de tempos e espaços. Todos podem e devem se envolver nos processos educativos. A educação se torna um meio para que a construção de um mundo mais sustentável seja possível. Com relação a educação formal uma questão bastante discutida é se devemos trazer para dentro do currículo a conscientização das demandas ambientais do planeta. Mas isso somente será válido se buscarmos realizar ações que transformem o conhecimento adquirido em prática. Temos que pensar globalmente e agir localmente. E agindo localmente todos estão convidados a participar do movimento Limpa Brasil. O movimento baseado no internacional “Let’s do it!” procura refletir e buscar soluções para um dos maiores problemas da nossa sociedade atual: o lixo. Este movimento procura valorizar o papel social do catador de materiais recicláveis para a sustentabilidade do país. Em breve teremos mais informações sobre ele. Por enquanto, você pode dar uma olhadinha aqui.
Se todos assumirem o seu compromisso diante da construção de um mundo mais sustentável podemos fazer cumprir os príncipios da Carta da Terra que institui quatro princípios básicos:
1. Democracia, Não violência e Paz. 2.Justiça social e econômica. 3. Integridade Ecológica.      4. Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida.
Temos que repensar nossas atitudes e construir novos hábitos para a preservação do planeta, aliando o desenvolvimento econômico, social e ambiental e sabendo que é possível desenvolver e properar preservando a fonte da vida: o planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário